A Algar Telecom planeja investir em 4G, lançando a primeira cidade com 700 MHz além de Rio Verde (GO) e executando o refarming da faixa de 1,8 GHz para oferecer 4G. Assim como outras operadoras (TIM, Claro e Vivo), a tele pretende aproveitar a migração natural da base GSM para 3G, o que ajuda na reutilização da banda para o LTE. De acordo com o diretor de operações e tecnologia, Luiz Antônio Andrade Lima, a empresa deverá alocar 5 MHz da faixa para 4G, em um primeiro momento. "Vamos liberar o mais rápido possível, mas a gente precisa de aprovações internas", declarou ele a este noticiário. Segundo Lima, uma vez garantido o sinal verde na empresa, o início da operação do refarming seria relativamente rápida, levando de quatro a cinco meses.

Ao contrário das outras empresas, porém, a companhia mineira não deverá aproveitar a faixa para fazer agregação de portadoras (LTE-Advanced). A ideia é usar apenas para a operação LTE normal, somando à faixa de 700 MHz com a qual deverá prestar o serviço de forma mais abrangente, dada a natureza de grande cobertura da faixa. Há de se esperar, porém, a liberação do espectro, atualmente ocupado com a radiodifusão. "Por enquanto ainda sem agregação, mas mais para frente, se eu conseguir (liberar outras faixas), é possível", diz o diretor.

O plano é, naturalmente, conseguir maior eficiência espectral. "Com essa base, vamos tentar migrar tudo do GSM para 900 MHz, liberando (o 1,8 GHz) para 4G", declara Lima. Em seguida, a empresa pretende migrar o máximo possível da base 2G para o 3G, liberando assim ainda mais banda para LTE.

Segundo conta o diretor da Algar, esse lançamento é parte da estratégia de transformação digital da empresa, assim como da modernização da rede para acesso ótico. Disso também faz parte o WCDMA: a operadora comemora ter fechado a cobertura 3G em 100% das cidades onde tem concessão. Isso significa 87 cidades e mais de 200 localidades – de acordo com a empresa, pelo menos 70% desses locais têm menos de 20 mil habitantes.

Lançamento da 4G

A Algar Telecom pretende também executar o primeiro lançamento comercial da rede de 700 MHz fora de Rio Verde (GO). A companhia já está dando os toques finais para começar a operar com LTE na cidade de Ituiutaba (MG) nas próximas semanas, uma vez que seria antes do desligamento da TV analógica em Brasília, que deverá ser finalizado em 11 novembro. A expectativa, segundo o presidente da tele, Jean Carlos Borges, é que o município do Triângulo Mineiro seja também o primeiro da operadora a oferecer a tecnologia 4G.

"Estamos correndo para ser a primeira cidade com lançamento comercial, operacional", disse Borges a este noticiário. A aprovação para o uso em Ituiutaba foi dada pelo Gired em junho deste ano. O serviço móvel pessoal deverá conviver com a radiodifusão na mesma faixa, mas sem prejuízo para os dois serviços.

Na avaliação do executivo, a recepção da nova frequência nos celulares não será problema para os usuários. "Pelo menos 20% dos terminais da nossa base podem usar o 700 MHz", declara, ressaltando ainda os benefícios da faixa mais baixa, que proporciona uma maior cobertura (inclusive indoor) e, assim, menor necessidade de adensamento de antenas.

"Conseguimos a liberação do 700 MHz e vamos implantar o mais rápido possível", confirmou o diretor de operações e tecnologia, Luiz Lima. Mas a empresa não deverá ficar restrita a Ituiutaba. Lima afirma que tem lutado para a liberação em outras cidades, sem revelar quais.

No leilão de 2014, a companhia arrematou o quinto lote da faixa de 700 MHz por R$ 29,567 milhões. Uma vez liberado o uso do espectro, a empresa poderá atuar em 87 municípios de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A companhia não adquiriu licenças da faixa de 2,5 GHz no leilão de 2012: segundo Lima, por uma decisão estratégica, uma vez que a faixa é muito alta e traz dificuldade na cobertura indoor.

 

* O jornalista viajou a Uberlândia a convite da Algar Telecom.