A plataforma de distribuição de e-books Skeelo já está atuando com três operadoras brasileiras (Claro, Nextel e Algar) e em breve deve anunciar uma quarta de grande porte. Os assinantes pós-pagos delas têm direito a baixar um e-book por mês, a partir de um catálogo de títulos selecionados por uma curadoria especializada. O serviço está incluído em alguns planos pós-pagos dessas operadoras. Lançado em junho passado, o Skeelo é desenvolvido pela Gold 360.

Somando as três primeiras teles parceiras, o Skeelo tem uma base elegível de 1 milhão de leitores. Logo que assina um plano pós-pago do qual o Skeelo faz parte, o usuário recebe entre as mensagens de boas vindas da operadora a informação de que tem direito a acessar o serviço de e-books. Ele precisa então baixar o app (Android, iOS), validar seu número telefônico e fazer um cadastro com login e senha. A expectativa da Gold 360 é de que ao fim de 2020, 20% da base elegível se cadastre no Skeelo e baixe pelo menos um livro.

Quem não tiver o Skeelo em seu plano de telefonia móvel pode assinar o serviço por R$ 23,90 nas lojas de aplicativos App Store e Google Play.

Os arquivos são em formato ePUB. Um livro de 300 páginas, dependendo da quantidade de imagens, tem entre 1 MB e 3 MB, por exemplo. A leitura dos ebooks é feita pelo app do Skeelo.

Curadoria

A cada mês a equipe de curadoria indica um livro, priorizando best-sellers. O primeiro foi a autobiografia de Michelle Obama, chamado “Minha História”. Outros livros escolhidos até agora foram “A cinco passos de você”, de Rachael Lippincott, e “Poder do hábito”, de Charles Duhigg.

“É como se fosse a versão digital dos clubes de livros físicos, mas com o potencial e a escala que só o mobile consegue entregar”, explica Rafael Lunes, sócio-diretor da Gold 360.

A partir do segundo mês de utilização do serviço, se não se interessar pelo livro indicado pela curadoria, o consumidor pode solicitar a troca por outro título em um catálogo com mais de 100 obras. Entre as editoras parceiras estão Globo Livros, Companhia das Letras, Ediouro, Planeta, Record, Editora Gente, Citadel e BUZZ Editora.

“Conseguimos resolver a equação entre editoras e operadoras. Nosso posicionamento é o de remunerar muito bem o conteúdo, da maneira mais transparente possível, e também as operadoras”, explica o executivo. “Nossa visão é de que através dessa parceiras que estamos construindo e com a dinâmica da plataforma Skeelo possamos mudar de patamar o hábito de leitura de conteúdo de qualidade no Brasil, democratizando o acesso e derrubando as barreiras históricas de consumo de livros”, conclui Lunes.

Vale lembrar que todos os livros baixados pertencem ao usuário, mesmo que ele deixe de ser assinante da operadora parceira mais tarde.