Rodrigo Meinberg e Rafael Lunes, sócios-diretores do Skeelo

Ao longo dos últimos 12 meses, o Skeelo se consolidou como uma plataforma de distribuição em massa de livros digitais para assinantes de serviços como telefonia celular, banda larga, TV por assinatura e até pagamento automático de pedágios e estacionamentos (Sem Parar). Nesse intervalo de tempo, sua base de usuários ativos mensais registrou um crescimento explosivo, saltando de 15 mil para 1,25 milhão. Ao mesmo tempo, o volume acumulado de livros digitais baixados passou de 35 mil para 7,5 milhões.

Ao todo, o Skeelo tem 25 milhões de usuários elegíveis – assim são chamadas pessoas que assinam algum serviço de parceiros do Skeelo pelo qual têm direito de acessar a plataforma de e-books. O Skeelo distribui livros para assinantes de planos da TIM, Oi, Claro/Nextel, Algar, SKY e Sem Parar. Somente em 2020 foram adicionados 22,2 milhões de usuários elegíveis. O serviço foi lançado em maio de 2019.

O acesso à plataforma é feito através de um aplicativo (Android, iOS) do Skeelo. A cada mês, o usuário tem direito a baixar um ebook. A qualquer momento um novo usuário pode se cadastrar na plataforma e fazer o download da quantidade de livros à qual têm direito desde o momento em que se tornou elegível. O catálogo é composto por mais de 1 mil best-sellers e é constantemente atualizado com novos títulos. A empresa tem acordo com 15 grandes grupos editoriais que atuam no Brasil.

No mês passado, o Skeelo adicionou audiolivros à sua plataforma. “O Skeelo Audiobooks foi lançado com a mesma proposta de valor já consagrada com os ebooks, com parcerias com as grandes editoras, distribuindo e recomendando somente a versão em áudio dos grandes best-sellers do mercado, com foco na qualidade e relevância do conteúdo sem misturar com outros conteúdos que não sejam a versão fiel em áudio dos sucessos literários do mundo dos livros físicos”, explica Rafael Lunes, um dos sócios-diretores do Skeelo, em conversa com Mobile Time.