O zoológico de Colônia, na Alemanha, em parceria com o Snapchat (Android, iOS), montou uma instalação com realidade aumentada (AR) para chamar a atenção dos visitantes para a extinção de uma série de espécies de animais. Com o celular, o visitante percorre o zoo e descobre instalações virtuais para elefantes asiáticos, tigres siberianos, crocodilos filipinos, entre outros bichos.

As lentes de AR usam a tecnologia Marker, do Snapchat, e foram desenvolvidas especialmente para o zoológico. Através das lentes, as pessoas poderão experimentar o ‘zoológico do futuro’ onde só é possível interagir com os animais por meio dos smartphones.

As instalações virtuais vão até 28 de outubro, mas, a partir de novembro, todos os usuários do Snapchat da Alemanha poderão visualizar e interagir com as lentes dos animais, mesmo sem estar no zoo. A ideia é estimular a doação de dinheiro para a conservação do zoo e dos animais.

De acordo com Theo B. Pagel e Christopher Landsberg, professores e membros do conselho do Zoológico de Colônia, os zoológicos coordenam programas de criação de mil espécies diferentes em todo o mundo. Quase metade das espécies gerenciadas dessa maneira estão listadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da União Mundial de Conservação (IUCN). Ainda segundo os professores, a proposta de muitos zoos é garantir populações geneticamente variáveis e viáveis e disponibilizá-las para a reintrodução sempre que possível.