5G

Ao menos 40 chipsets 5G foram anunciados para atuar com voz em 5G (VoNR) no mundo. De acordo com levantamento da GSA apresentado nesta segunda-feira, 18, as fabricantes MediaTek, Qualcomm, Samsung e Unisoc produziram cinco modems e 35 processadores móveis na soma.

Desses 40 periféricos, 36 foram lançados comercialmente, sendo quatro modems e 32 processadores.

Por dispositivo, a associação contabiliza entre os 40 chipsets que: 17 deles suportam módulos com VoNR; 12 para roteador (CPEs) para ambiente interno; cinco CPEs para ambientes externo; e oito para smartphones. Globalmente, 25 dispositivos estão habilitados para a voz em 5G, a maioria (14) são módulos. Novamente, oito handsets lançados têm a tecnologia do VoNR.

Vale lembrar que a GSA anunciou recentemente que a quinta geração das redes celulares já ultrapassou a barreira dos 1 mil dispositivos anunciados.

5G supera 1 mil modelos de dispositivos anunciados no mundo, informa GSA

Operadoras

Entre as operadoras, a difusão do serviço que permite fazer ligações de voz com melhoria na latência, qualidade no contato e melhoria das aplicações sobre a rede 5G, 16 empresas anunciaram investimento neste tipo de serviço: em oito, o VoNR está em teste; três planejam instalar em breve; uma está com lançamento nos primeiros estágios (soft-launch); e outra oferece o VoNR como parte de sua oferta 5G no padrão standalone (5GSA).

Essas operadoras estão na Alemanha, Austrália, Arábia Saudita, Belarus, China, Cingapura, Filipinas, Hong Kong, Kuwait, Polônia, Suíça e Estados Unidos. Contudo, a GSA atenta que eles não representam o grosso das operadoras, de fato, 80% das empresas de telecom ainda não identificaram ou anunciaram investimento em 5G SA e VoNR.

Para ler a lista completa com fabricantes, dispositivos e operadoras, entre e se cadastre no site da GSA ou clique aqui e baixe o arquivo.