As chaves de acesso (passkey), método de credenciamento em contas do Google que dispensa o uso de senhas, poderão ser configuradas por todos os usuários Android, por padrão.

Para usufruir da novidade, a pessoa deve cadastrar dados biométricos – que podem ser digital ou facial – ou o PIN que desbloqueia o celular. Quando fizer o login em sua conta Google, uma solicitação de criação de chave de acesso será enviada. Uma vez feito o cadastro, não será mais pedida a senha.

As passkeys autenticam que o usuário está em posse do seu celular, que é a pessoa dona do dispositivo quem está acessando a conta e é zero-trust. De acordo com o Google, as chaves de acesso são mais seguras do que as tradicionais senhas, inclusive são uma alternativa para proteger as pessoas de ameaças como o phishing. Com a passkey é possível fazer logins na conta do Google usando uma das três opções: reconhecimento facial, digital ou PIN (que desbloqueia o celular). E, depois de criar uma chave de acesso, ela pode ser usada para confirmar a identidade do usuário ao fazer mudanças sensíveis em seus dados.

Sites, aplicativos e e-commerces estão adotando o método de acesso. De acordo com o Google, o eBay e o Uber adotaram recentemente nos Estados Unidos e o WhatsApp anunciou nesta quarta-feira, 18, que inicia a adoção da solução.

Para começar a usar a solução sem senha, a pessoa deve acessar a conta Google, clicar em segurança e em chaves de acesso e seguir o que é pedido. Para mais informações, acesse o tutorial aqui.