O Pix superou nesta quinta-feira, 22, a marca de 50 milhões de chaves cadastradas. Às 18h eram precisamente 50,4 milhões, informa o Banco Central. O cadastramento de chaves está aberto desde 5 de outubro. O serviço será lançado dia 16 de novembro.

O tipo de chave mais popular até agora é o CPF, que responde por 38% do total. Em seguida vem o celular (26%), o email (18%), a chave aleatória (16%) e o CNPJ (2%). As proporções foram apresentadas por Carlos Brandt, chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro (Decem) do Banco Central, durante apresentação no Mobishop, evento organizado pelo Mobile Time, também nesta quinta-feira, 22.

“A proporção do CPF me surpreendeu um pouco. Eu achava que a participação do celular seria maior. E esperava menos do email. Entendo o celular e o CPF como as chaves mais convenientes”, comentou Brandt.

726 instituições

Das 980 instituições que se cadastraram no Banco Central para participarem do lançamento do Pix, marcado para 16 de novembro, 762 foram aprovadas, passando em todos os testes de homologação, informa o órgão regulador. Entre elas há bancos, financeiras, fintechs, instituições de pagamento, dentre outras.O processo de adesão ao Pix será reaberto em 1º de dezembro.