Em breve, os smartphones Android da América Móvil virão com o aplicativo de reconhecimento de música Shazam embarcado. Senão o app inteiro, pelo menos um ícone que direcione para o seu download na Google Play. Será a primeira ação de integração entre as duas empresas depois que o grupo mexicano investiu US$ 40 milhões no Shazam.

O passo seguinte será incluir interatividade via Shazam nas propagandas de TV das operadoras da América Móvil, o que ajudará a divulgar essa nova funcionalidade do app, que vem sendo usada por diversas marcas nos EUA. Durante a veiculação de um comercial, o usuário é convidado a ligar o Shazam em seu smartphone: o app reconhece o áudio da peça publicitária e abre um website relacionado ao produto. "A América Móvil tem muitos anúncios e vai ajudar a promover o Shazam", disse Rich Riley, CEO do Shazam, durante o MEF Global Forum 2013, em São Francisco, na última sexta-feira, 15.

Questionado se os espectadores norte-americanos aderiram a esse tipo de interação, Riley citou um recente exemplo de sucesso: durante as duas semana em que foi veiculado o comercial de lançamento do PlayStation 4, cerca de 200 mil pessoas interagiram via Shazam para assistir a um trailer sobre o videogame em seus smartphones. O executivo prevê outras formas de uso da ferramenta: o download de uma receita durante a exibição de um programa de culinária ou o acesso a uma câmera exclusiva durante a transmissão de um evento esportivo.

O Shazam tem hoje 80 milhões de usuários ativos por mês no mundo, sendo 22 milhões nos EUA. Todo mês são registrados 400 milhões de "shazams": é assim que a empresa chama cada vez que o app é acionado para "escutar" uma música ou anúncio. Por ano, o Shazam ajuda parceiros como Apple e Google a vender 300 milhões de músicas. Seu banco de dados possui hoje 30 milhões de faixas e 1 milhão de novas músicas são adicionadas por mês.