A prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 18, uma ferramenta online de consulta pública para coletar contribuições e sugestões de locais para a próxima etapa do programa WiFi Livre SP. A plataforma permite o envio de propostas, com fotos, endereço, informações específicas e a descrição dos motivos para querer instalar o Wi-Fi público. Da mesma forma, é possível apoiar propostas já enviadas – há um botão de "curtir", como do Facebook, além de um ícone para compartilhamento.

Pode-se também fazer sugestões de intervenções, com participação via formulário no qual é possível emitir opiniões sobre mobiliário urbano, espaço para recarga de celular e locais para recreação. A prefeitura disponibiliza ainda um cadastro voluntário (sem vínculo de contratação) de agentes promotores interessados em participar do futuro programa de intervenções.

O site conta ainda com mapa da cidade com as 120 localidades já disponíveis – 23 na região central, 18 na zona norte, 36 na leste, 28 na sul e 15 na zona oeste. O projeto, inaugurado em janeiro de 2014, oferece conexões gratuitas, sem a necessidade de cadastro, com velocidades individuais de 512 Kbps.

A consulta pública da extensão ficará aberta por 45 dias. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços (SES), e a consulta online utiliza a plataforma Gestão Urbana, que até então abrigava assuntos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). A prefeitura diz que a expectativa é "ampliar ainda mais o alcance em toda cidade", mas não determina quantas novas localidades serão disponibilizadas ou quando um eventual edital de nova licitação seria publicado.