Os ataques aos sistemas de pagamentos móveis, carros conectados e wearables devem aumentar a partir de 2016. Um novo estudo do McAfee Labs, da Intel Security, feito por 33 especialistas de segurança digital da empresa, sobre as ameaças cibernéticas em até cinco anos, revela que os ataques devem crescer à medida que novas tecnologias entram no mercado e são utilizadas pelos usuários em larga escala.

As tecnologias vestíveis serão alvo dos criminosos para coleta de dados pessoais por estarem sincronizados (pareados) aos smartphones. Kernels do sistema operacional, software de rede e Wi-Fi, interface do usuário, memória, arquivos locais, sistemas de armazenamento e software de controle de acesso e segurança podem ser portas para os ataques, além de aplicativos da web e máquinas da web que suportam essas soluções.

Em pagamentos móveis, os cybercriminosos devem focar em ataques para roubar e vender informações financeiras por meio de phishing, keystroke (captura de informações do teclado) e novos métodos. Neste caso, os alvos não serão as empresa de finanças, por suas mudanças constantes em segurança, mas seus usuários.

E nos ataques aos carros conectados, os hackers podem procurar brechas para acessar o sistema do carro e conseguir informações do motorista, como: rota, ouvir e gravar conversas, além de gravar vídeos das câmeras de um veículo.