Os consumidores brasileiras que ainda desejam comprar o iPhone 5 para o Natal podem não conseguir. MOBILE TIME telefonou para lojas das quatro grandes operadoras no Rio de Janeiro e em São Paulo e descobriu que em várias delas os estoques já se esgotaram. A Oi afirmou que ainda parecem aparelhos disponível no seu controle de estoque, mas ressalva que muitos deles já podem estar reservados, por exemplo. A previsão é que o reabastecimento aconteça na próxima semana, segundo informações de vendedores.

Recorrer à opção online tampouco é a saída. Pesquisando-se no site das quatro operadoras, por enquanto somente é possível adquirir o iPhone 5 na TIM, que só disponibiliza em sua loja virtual o modelo branco, de 16 GB. No site da Vivo, a previsão de entrega da compra é de 20 dias úteis. 

Pelo que apurou este noticiário, o primeiro lote entregue pela Apple tinha menos da metade da quantidade solicitada pelas operadoras brasileiras. Foram entregues entre 15 mil e 20 mil peças às quatro grandes operadoras nacionais e esse estoque está chegando ao fim. A expectativa é de que o abastecimento de regularize somente no começo de 2013, quando houver produção local do aparelho. No momento, o iPhone 5 está sendo importado.

ATUALIZAÇÃO: A Claro informou em comunicado à imprensa que vendeu 4 mil unidades do iPhone 5 até o momento.

ATUALIZAÇÃO 2: Segundo fontes do mercado, a Apple ainda não enviou o segundo lote de aparelhos para as teles brasileiras. Faltam poucas peças para os estoques se esgotarem.