A convergência digital e a incrível evolução dos celulares revolucionou por completo nossa relação com estes dispositivos. Há mais de uma década o celular deixou de ser apenas um telefone móvel. Adotamos esse aparelho como despertador, calculadora, tocador de música, fonte de jogos interativos e até GPS. Agora, esse fenômeno da convergência da telefonia celular tem mudado também a nossa maneira de trabalhar.

Todas essas facilidades têm sido cada vez mais presentes, e necessárias, em nosso dia a dia, seja em situações pessoais ou profissionais. As empresas já perceberam que hoje, com um celular na mão, conseguimos solucionar vários problemas, como checar uma informação, lançar um pedido ou até mesmo pagar uma conta. Por isso, a demanda por aplicações que tragam maior agilidade e interatividade com os processos das companhias é real e crescente.

As pequenas e médias empresas têm acompanhando os avanços da tecnologia e investido cada vez mais em serviços e soluções que tendem a facilitar seus procedimentos internos. Elas já adotam o serviço de localização por satélite, que permite monitorar suas equipes em campo, rastreando os usuários e acompanhando o seu deslocamento. Usam também o celular como plataforma para automatização da força de vendas e até como relógio de ponto.

Com isso, os empresários têm como principal resultado, além da produtividade e otimização de seus processos, a economia de custos, pois não precisam investir em servidores, hardwares ou integração, basta ter um celular que suporte comunicação de dados e voz. Trata-se de uma tendência facilitadora e as empresas que quiserem se manter nesse mercado tão competitivo e instável precisam investir na mobilidade, transportando as principais ferramentas de trabalho para um ambiente livre de barreiras físicas.

Fazer uso de soluções corporativas é muito mais simples do que parece, e o melhor, está ao alcance de todos. A mobilidade corporativa é não só um diferencial, como está se tornando cada vez mais uma necessidade, frente às vantagens que ela proporciona aos negócios. Se isso já está tão incorporado à nossa vida, é natural que a convergência faça parte do cotidiano empresarial a caminho da profissionalização.