A tecnologia de LTE Broadcast, que consiste no envio de um conteúdo para múltiplos telefones celulares ao mesmo tempo, pode ter uma ampla gama de oportunidades de negócios, não apenas a transmissão de eventos ao vivo. O diretor de serviços de valor adicionado e roaming da Claro, Alexandre Olivari, dá dois exemplos: a atualização de software de caixas eletrônicos e a atualização de vídeos publicitários em displays digitais em uma grande cidade. Em ambos os casos, seria mais barato e eficiente utilizar a rede móvel para fazer o envio desses dados com a tecnologia LTE Broadcast do que fazê-lo separadamente para cada um dos pontos.

"É uma transmissão extremamente barata, que gera uma série de ganhos. E ainda consigo ter maior qualidade e estabilidade de conexão. Com um único recurso da rede atinjo milhões de pontos", descreve.

No segmento de entretenimento, há inúmeras oportunidades de uso do LTE Broadcast, especialmente para a transmissão de eventos ao vivo. Nos EUA, a Verizon utiliza a tecnologia durante os jogos de futebol americano, pois é a patrocinadora da NFL, associação que organiza o campeonato desse esporte. A Claro, por sua vez, faz uma demonstração do LTE Broadcast neste fim de semana durante o torneio de tênis Rio Open, no Rio de Janeiro, em parceria com NET, Qualcomm, Ericsson, Samsung e Movile.

Um dos obstáculos para a oferta do serviço no Brasil é a falta de terminais compatíveis. Ainda são poucos os modelos capazes de trabalhar com LTE Broadcast e mesmo esses precisariam de uma atualização de software. A Claro pretende já ter aparelhos preparados para essa tecnologia à venda em seu portfólio a partir do segundo trimestre.