A FreteBras (Android) anunciou um investimento de R$ 30 milhões para melhorar a segurança de sua plataforma. A companhia injetará o capital ao longo de 2021 para melhorar a contratação de motoristas, e também para contratar profissionais de prevenção à fraude.

A primeira iniciativa será a criação da função Frete Privado, que permite às empresas que oferecem frete publicar apenas cargas para caminhoneiros logados na plataforma. Outra tecnologia será a avaliação de usuários, na qual caminhoneiros e empresas se qualificam mutuamente ao final da entrega.

Para seu quadro de funcionários, a FreteBras confirmou a contratação de Michael Bogajo como líder da área de risco e prevenção à fraude na empresa. Formado em gestão de cadeia de suprimentos pela Faculdade Anhanguera e MBA de gestão empresarial na FGV, o executivo tem experiências de combate à fraude no Mercado Livre e Magalu. Além de Bogajo, a expectativa da empresa é contratar mais profissionais para o seu time de ouvidoria.

Segundo o diretor de operações da FreteBras, o estopim para as ações de segurança é o alto valor do roubo de cargas no mercado brasileiro. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística), tais ações criminosas geraram um prejuízo de R$ 1,4 bilhão às empresas em 2019, uma queda de 17% ante 2018. Os dados de 2020 ainda não foram confirmados, mas a prévia da NTC&Logística em dezembro de 2020 indicava uma queda entre 17% e 19% nos assaltos.