| Publicada originalmente no Teletime | O BNDES aprovou financiamento de R$ 15,6 milhões à companhia catarinense Clemar Engenharia, para investimentos para o suporte de redes móveis de 5G no Brasil. O investimento se dá por meio do Funttel, o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações, cujo foco é a inovação no setor, e está sendo concedido com custo em taxa referencial (TR).

De acordo com o banco, o financiamento vai apoiar o plano de inovação da empresa de engenharia. Isso permitirá que a Clemar desenvolva novas soluções tecnológicas para ampliar a infraestrutura móvel 5G no País. Isso inclui postes, tótens e caixas subterrâneas.

Com isso, a companhia pretende lançar produtos que reduzam o impacto visual e o espaço ocupado por antenas, já que a tecnologia 5G exige maior quantidade de pontos de distribuição de sinal.

Como resultado, espera-se que os investimentos em inovação da Clemar gerem novos depósitos de patente ou modelos de utilidade associados a produtos inovadores para o setor de telecomunicações. Além disso, o banco informou que as soluções da companhia têm potencial para reduzir o consumo de insumos e a geração de resíduos, além de minimizar riscos de segurança dos equipamentos.

Segundo o diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, José Luis Gordon, “o apoio do Banco, alinhado à Nova Indústria Brasil, incentiva investimentos em produtos intensivos em tecnologia. A agenda de telecomunicações, com a expansão da conectividade, é uma prioridade para o governo do Presidente Lula, pois promove a ampliação de competências para a inovação e a geração de empregos qualificados no setor de telecomunicações”.

Clemar 

Além de atuar com obras do setor de telecomunicações, a Clemar também fornece soluções de refrigeração para processos industriais, data centers e ambientes de missão crítica.

Sediada em Florianópolis (SC), a empresa tem unidade industrial em Palhoça (SC) e 13 filiais em outras regiões do país. A Clemar também está presente em obras de infraestrutura nos setores de defesa e segurança, elétrico e de óleo e gás.