AlexaA PUCRS Online, em parceria com a UOL EdTech integrou seus cursos de pós-graduação e MBA 100% online à assistente virtual da Amazon, a Alexa. Além de permitir a reprodução completa dos áudios das aulas, a integração ainda possibilita ao aluno avançar para sessões seguintes ou retornar a conteúdos anteriores, identificar cursos em que se está matriculado, além de checar a porcentagem de seu progresso, verificar notificações gerais e tirar dúvidas a partir das perguntas mais frequentes (FAQ). Para o aluno acessar o seu curso é preciso: estar matriculado, baixar a skill da PUCRS Online e vincular à sua conta Alexa com a da universidade. Em seguida, basta falar “Alexa, abrir PUCRS Online” ou “Alexa, abrir PUC Online”.

“A Alexa vem como mais um dispositivo e mais um mecanismo para que nossos alunos acessem conhecimento. Já lançamos um app para levar as aulas no bolso e agora, com a assistente virtual. A educação contínua precisa entrar no cotidiano das pessoas e as parcerias com a UOL EdTech e a Amazon são um movimento buscando levar a educação para a vida das pessoas e gerar impacto”, resume Renata Bernardon, diretora de educação continuada da PUCRS Online.

Os cursos podem ser acessados por qualquer dispositivo Echo Dot, Echo Studio e Echo Show, além da Fire TV Stick Lite e de diferentes gerações.

“É uma forma também de pessoas com deficiência migrarem para o online”, continua Cláudio Sambuichi, diretor de P&D do UOL EdTech. Para o futuro, Sambuichi imagina que a tecnologia permitirá desenvolver cursos mais interativos, com testes para o aluno ver seu conhecimento da matéria, por exemplo. “É uma pedrinha inicial dentro de uma iniciativa inovadora. Não identificamos cases no Brasil nem fora”, diz

Para estimular a novidade, a PUCRS Online vai dar um smart speakers do modelo Amazon Echo Dot (de quarta geração) aos novos estudantes que se matricularem em um dos cursos de especialização online. A ação se estende até o fim de março, com a condição de que o pagamento do curso seja realizado em até 12 parcelas. Os cursos que terão integração com a Alexa estão neste link.