Comerciantes do Oriente Médio e do Norte da África agora podem dispensar as máquinas tradicionais de POS e usar seus smartphones para o recebimento de pagamentos com cartão de crédito por aproximação, com a tecnologia NFC. Isso é possível graças a uma parceria entre a Mastercard, a Idemia e a Network International, uma provedora de soluções de pagamentos para a referida região, dona da maior rede de adquirência dos Emirados Árabes Unidos. O comerciante precisa apenas baixar um app em seu smartphone e configurar seu serviço de pagamento para começar a usá-lo como uma máquina de POS com NFC.

Análise

Essa iniciativa é um sinal do que deve acontecer no futuro com o mercado de máquinas de POS, especialmente aquelas móveis, chamadas de mPOS. O próprio smartphone pode cumprir esse papel, aproveitando a popularização da tecnologia NFC – ajudada, por exemplo, por Apple Pay, Samsung Pay e afins. Ou seja, além de funcionar como cartão de crédito, o smartphone fará as vezes de máquina de POS.

Como consequência, as empresas de mPOS precisarão se reinventar, provavelmente na forma de apps para smartphones – afinal, continuará sendo necessária uma empresa para realizar a transação da compra, servindo de elo entre o comerciante e o banco emissor do cartão.

Os fabricantes de máquinas de mPOS também serão afetados, obviamente. Em matéria publicada esta semana em Mobile Time, Gilberto Novaes, fundador da Transire, fabricante de mPOS da PagSeguro e SumUp, reconheceu que a demanda vai começar a desacelerar a partir e 2020 e já está se preparando para isso, por meio da diversificação dos seus negócios.

Essa transformação, contudo, não acontecerá da noite para o dia. Vai ser lenta e gradual. O hábito de inserir cartões de plástico em máquinas de POS ainda vai perdurar por mais alguns anos.