A prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 19, o aplicativo Botão AlertaSP, uma das medidas anunciadas na semana passada do programa Proteção Escolar de Cultura e Paz.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o app prevê o atendimento imediato em 8 mil escolas das redes pública e particular da cidade de São Paulo ao ser acionado em situações de emergência e perigo. O acesso ao botão será restrito aos profissionais das unidades de ensino.

Para usar o app, a pessoa deverá fazer um cadastro previamente. O seu acionamento vai para a Guarda Civil Metropolitana (GCM) que, por sua vez, se comunicará com a Polícia Militar mais próxima da unidade escolar.

Botão AlertaSP

Aplicativo Botão AlertaSP, desenvolvido pela prefeitura de São Paulo. Foto: Leon Rodrigues/Secom

O Botão AlertaSP será disponibilizado para a equipe gestora da escola. Inicialmente, o acionamento pelas unidades de ensino poderá ser realizado por 10 mil profissionais já cadastrados previamente. São eles diretores de escolas, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos. A previsão é de que até o final de abril o app esteja disponível também para todos os professores da rede municipal direta e até o final de maio para todos os professores da rede indireta.

Para utilizar o botão, a pessoa deve entrar no aplicativo e solicitar o alerta. Em seguida, aparecerá uma tela apenas com as escolas cadastradas no CPF do login. É necessário selecionar a escola na lista e confirmar o alerta.

No momento em que o botão for clicado pelo educador, será iniciado um processo automático no sistema chamado Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão (SIGRC), responsável por identificar e tratar o motivo pelo qual o botão foi acionado.

A solicitação será encaminhada para a equipe da GCM responsável por lidar com esses alertas, na qual receberá uma notificação e um e-mail sobre a situação e, assim, tomar as medidas necessárias – como enviar carros de segurança, chamar a Polícia Militar ou solicitar a ajuda de equipes médicas.

A prefeitura pretende colocar botões físicos nas unidades de ensino. A solução deverá começar a ser distribuída em 15 dias.

Botão AlertaSP estará disponível a partir desta quinta-feira, 20.