A Appcelerator, uma das principais plataformas de desenvolvimento de app móveis, acaba de abrir escritório em São Paulo, seu primeiro na América Latina. O Brasil é o quinto país a ganhar uma presença local da Appcelerator. Os outros quatro são EUA, Inglaterra, Austrália e Cingapura.

A Appcelerator é uma plataforma de desenvolvimento de apps nativos para Android, iOS, Windows 8, Blackberry e HTML5 a partir de um código único em JavaScript, integrada a um sistema de monitoramento e análise dos apps. "Quanto mais versões em sistemas operacionais diferentes uma empresa precisa para o seu app, mais complexo fica o desenvolvimento. Este é o problema que nós resolvemos. Com uma linha de código comum, criam-se apps para múltiplos sistemas", descreve Brian Carr, Chief Revenue Officer (CRO) da Appcelerator, que esteve no Brasil na semana passada. O desenvolvimento em questão é feito dentro ambiente open source Titanium. A Appcelerator acumula mais de 60 mil títulos instalados em cerca de 170 milhões de smartphones.

Já existem no País mais de 5 mil usuários do Appcelerator. O problema é que eles não contavam com suporte e treinamento locais. Como parte da estratégia de se fixar no Brasil, a empresa firmou uma parceria com a brasileira GVP IT Solutions, que proverá tais serviços para os desenvolvedores nacionais, além de criar um portal local que pretende aproximar desenvolvedores independentes e potenciais clientes corporativos que precisem de apps móveis. Esse portal nacional deve entrar no ar no segundo semestre.

"A adoção de mobilidade no Brasil é uma das maiores no mundo, o que representa uma oportunidade maravilhosa para a gente. As companhias brasileiras reconhecem o mobile como chave para seu sucesso no futuro", comenta Carr. "Com a presença local vamos entender melhor as necessidades dos nossos clientes brasileiros e poderemos servi-los melhor do que se atendêssemos remotamente", justifica. Além da parceria local com a GVP, a Appcelerator mantém também acordos globais com Accenture e outras empresas. Como country manager da Appcelerator no Brasil foi contratado o executivo Leandro Dolenc.

O uso do ambiente Titanium em si é gratuito. A cobrança acontece na adoção da plataforma Appcelerator, que agrega funcionalidades de inteligência de negócios para monitorar os apps durante todo o seu ciclo de vida. O foco está em empresas de médio e grande porte, pois sua mensalidade começa a partir de US$ 4 mil. Esse valor muda de acordo com diversas variáveis, como quantidade de usuários, capacidade, adoção de uma nuvem pública ou privada para o app etc. Entre os clientes internacionais da Appcelerator estão Avis, PayPal e eBay. No Brasil, o grupo Ultragaz é um dos usuários da plataforma.

"Há ferramentas grátis (de desenvolvimento de apps) diversas e que podem ser agrupadas. Mas se o cliente precisa de um app de uso crítico, não há nada como a nossa plataforma", afirma Carr. O CIO da GVP, Daniel Pereira, destaca outro ponto: "A Appcelerator tem grande apelo de desenvolvimento rápido. Se você precisa entregar o app em menos de 30 dias, ela é uma boa escolha. E seu foco não são games, mas apps de negócios".