A empresa de segurança ESET lançou nesta segunda-feira, 19, uma nova versão do seu aplicativo Mobile Securty para smartphones e tablets com sistema operacional Android. A novidade é o recurso antifurto, que permite rastrear o equipamento à distância, por meio de um site. De acordo com a empresa, o app detecta situações "potencialmente perigosas" e toma ações preventivas para facilitar a localização do dispositivo.

Para usuários Premium, o Mobile Security envia a última localização do equipamento quando a bateria chega a um nível baixo, além de capturar imagens com a câmera frontal e traseira quando identifica um padrão de bloqueio ou desbloqueio de tela considerado "inadequado", ou no momento em que se insere um SIMcard não autorizado. O recurso permite ainda bloquear o aparelho ou realizar um "wipe out", ou seja, formatar o dispositivo de forma remota.

A versão Premium pode ser testada gratuitamente por 30 dias e contempla mapeamento programado do equipamento, funções avançadas de antifurto, integração com o site my.eset.com e filtro de chamadas e SMS. A versão gratuita do Mobile Security contém as funções básicas, como verificação completa do dispositivo e de apps baixados, além do recurso antifurto. O aplicativo está disponível na Google Play.