A ESET divulgou um alerta nesta quinta-feira, 27, em relação a um golpe que rouba e acessa contas de usuários do WhatsApp. Os criminosos enviam uma mensagem por SMS ou WhatsApp, que informa ao usuário um PIN de verificação de seis dígitos. Os criminosos entram em contato dizendo ao alvo que a mensagem não era para ele e pedem que o conteúdo seja reenviado.

Sem perceber, a vítima é induzida a mandar o seu próprio código de verificação. Com esse dado, o fraudador pode registrar a conta do mensageiro de seu alvo em outro celular. Por sua vez, o real proprietário descobre que perdeu o acesso à conta.

A ESET explica que o único modo de a pessoa não se tornar vítima é ativar a verificação em duas etapas. Para ativá-la, o usuário deve entrar nas configurações do WhatsApp, depois clicar em conta e selecionar a opção “confirmação em duas etapas”, criar uma senha com seis dígitos e ativar a opção.

Vale dizer, os criminosos, caso consigam acesso à conta do app de mensageria da vítima, ativam a confirmação em duas etapas para evitar que o usuário recupere sua conta prontamente.