Em meio à Copa das Confederações e com grandes eventos próximos a serem sediados no Brasil, uma pesquisa da Symantec, empresa de segurança detentora da marca Norton, revela que 88% dos brasileiros entrevistados levam seus smartphones em shows, eventos e festivais.

O item pessoal mais levado aos eventos pelos brasileiros é o documento de identidade, citado por 90% dos respondentes, mas os smartphones ultrapassaram o dinheiro em espécie (85%).

87% dos que carregam seus smartphones nos eventos os utilizam para tirar fotos e gravar vídeos, enquanto 71% postam conteúdo em redes sociais como Instagram, Twitter, Facebook e FourSquare.

31% do total de respondentes admitiram que não protegem seus smartphones com senhas, e 35% não tomaram nenhuma precaução contra roubo ou perda. Os entrevistados com menos de 30 anos de idade demonstraram maior probabilidade de tomar precauções para proteger seus smartphones do que aqueles acima de 50 anos.

Em relação aos aplicativos dos eventos, shows e festivais, 66% de todos os respondentes disseram que essas ferramentas melhoraram a experiência do evento. 25% acabaram recebendo spam dos apps e 12% se arrependeram dos downloads.

A pesquisa foi feita online em 11 países, incluindo o Brasil, com 6.500 entrevistados entre 18 e 64 anos.