A Indra, por meio da Mindsait, sua unidade de transformação digital, desenvolveu um aplicativo capaz de transformar um smartphone em um meio de comunicação seguro para agentes de segurança pública. O Mindsait SmartCop tem funcionalidades como a verificação de documentos e registros, identificação biométrica, acesso a bases de dados confidencias e a possibilidade de acrescentar informações em relatórios.

É possível fazer videoconferências e chamadas confidenciais. Há também um sistema de geolocalização agregado à solução que permite que a central saiba o local exato em que o policial está, aprimorando ainda mais a segurança do profissional, além de agilizar a coordenação de possíveis emergências.

“O software de videoconferência é baseado no aplicativo Indra ComSec, que permite a criptografia em comunicações com as mais altas garantias de qualidade, bem como certificação de segurança”, explica Jorge Carnicero, responsável de desenvolvimento de negócio de cibersegurança da Indra.

Já a identificação biométrica funciona utilizando o backend disponibilizado pela Indra, através do qual é feito um contraste biométrico entre a fotografia do documento de identidade e a fotografia tirada da pessoa. O operativo no dispositivo móvel é apenas a captura das fotografias, tanto do documento de identidade como da fotografia do indivíduo. “O motor biométrico utilizado tem as máximas garantias de confiabilidade, já que utiliza a mesma tecnologia que a empresa implementou em seus sistemas de controle de fronteira desacompanhados, o que acelera a verificação da documentação de viajantes em diversos aeroportos internacionais. Além disso, a empresa desenvolveu sistemas utilizados na emissão de mais de 30 milhões de documentos seguros e cartões de identidade em todo o mundo”, detalha Carnicero.

Como os dados enviados pelo policial ficam armazenados em uma base de dados única, capaz de ser acessada por todos, a ferramenta permite uma conectividade mais eficiente entre os agentes e facilita a troca de informações entre eles.

O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e pode ser instalado tanto no celular controlado pela organização quanto pelo dispositivo do agente. “A ferramenta possui um software que avalia continuamente a segurança do dispositivo no qual ele é executado, usando o conceito de “BYOD” (traga seu próprio dispositivo, na tradução). Se esse software não existisse, o risco seria alto demais, já que o celular ficaria desprotegido e poderia ser infectado, comprometendo a segurança do agente”, explica o responsável de desenvolvimento de negócio de cibersegurança da Indra.

Para completar, o sistema está apto a se conectar via bluetooth com leitores de digitais externos e permite a leitura de documentos eletrônicos por NFC.