Cientistas da Universidade de Boston, nos EUA, e da fabricante de lâmpadas Signify afirmam ter comprovado a eficácia de fontes de luz UV-C na desativação do novo coronavírus. A exposição a esse tipo de luz por poucos segundos é suficiente para destruir o RNA do vírus, servindo para a desinfeção do ambiente.

Essa tecnologia já é usada há bastante tempo para esterilizar ambientes hospitalares, mas ainda não se sabia se era eficaz também contra o novo coronavírus, o que acaba de ser comprovado. Os cientistas descobriram que uma dose de 5 mJ/cm2 por seis segundos reduz em 99% o novo coronavírus presente. E uma dose de 22 mJ/cm2 por 25 segundos alcança um resultado de 99,9999%.

Importante destacar que a radiação da luz UV-C é danosa aos seres humanos e sua utilização deve ser feita com muito cuidado, com equipamentos de proteção.

A Signify é a antiga unidade de iluminação da Philips. Além de lâmpadas especiais para a desinfecção de ambientes, a empresa é a responsável pelas lâmpadas inteligentes da linha Hue – estas são para uso residencial, sem risco para a saúde, e podem ser controladas por smartphone ou assistentes de voz.