iFoodno Twitter

Um problema de atualização na plataforma do iFood (Android, iOS) causou confusão entre seus usuários, que viam pedidos em seus aplicativos que não foram feitos por eles, contas de outras pessoas e até mesmo conversas no chat sem que o dono da conta tenha digitado. No Twitter (Android, iOS) os usuários relataram vários desses problemas e uma das hipóteses jogadas na rede social era de um ataque hacker.

iFoodno Twitter2

Às 12h27, o iFood respondeu numa thread na rede social e explicou que pela manhã a plataforma passou por um problema de atualização que durou 30 minutos. Mas, até lá, muitos de seus usuários ficaram sem entender o que tinha acontecido.

iFoodno Twitter3

 

twitter do ifood1

A empresa informou que a questão foi resolvida pela equipe de tecnologia logo em seguida. O iFood garantiu no Twitter que “não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma”. E continuou na thread: “Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros”.

A empresa também informou que os dados dos cartões ficam gravados apenas nos dispositivos dos usuários, e não são armazenados em bancos de dados. “Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento.”
Os usuários impactados foram “deslogados” da plataforma e ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período.

De acordo com o iFood, no momento em que o comunicado foi lançado no Twitter a situação já havia sido normalizada e os usuários impactados teriam sido comunicados do ocorrido.

No encerramento do comunicado, a empresa se coloca à disposição das autoridades para mais esclarecimentos.

Vale lembrar que, no dia dos namorados, 12 de junho, a plataforma também apresentou problemas e ficou fora do ar por 2 horas.