No primeiro trimestre de 2023, cerca de 87 mil contas bancárias foram invadidas por meio da utilização de dados vazados, segundo estudo da OLX em parceria com a Unico, divulgado nesta segunda-feira, 19, com informações do mercado brasileiro. Isso representa um crescimento de 84% no número de acessos indevidos, em relação ao primeiro trimestre de 2022.

São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de contas invadidas, com 40%. Em seguida, vêm Rio de Janeiro (13%), Minas Gerais (9%) e Paraná (6%). 75% das contas roubadas foram acessadas de um estado diferente de onde foram cadastradas.

59% dos brasileiros que tiveram suas contas invadidas são homens, contra 41% de mulheres. 66% têm idade até 31 anos e 34%, entre 32 e 45 anos.

A pesquisa aponta que os criminosos buscam contas mais antigas, pois estas são consideradas mais idôneas. Os golpistas preferem utilizar dados de contas com mais de cinco anos, que representam 63% das contas invadidas.

No período analisado, foram realizadas 54,4 milhões de autenticações por biometria facial, um método que serve para impedir invasão de contas. Esse número representa a quantidade de vezes que usuários autenticaram a identidade em transações online. Desse total, 1 milhão foram tentativas de transações suspeitas barradas.

O estudo utilizou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais, com uma base de cerca de 20 milhões de contas em plataformas online.