A OLX está experimentando o envio de recomendações automáticas mas personalizadas para seus usuários, tanto vendedores quanto compradores. Com base na análise do histórico de dados, a empresa sugere alterações em anúncios, com o objetivo de facilitar a venda. Para compradores, são feitas sugestões de produtos que possam interessar, levando em conta seu perfil. O texto é previamente escrito por redatores, para dar o tom de voz da marca, com espaços em branco para o preenchimento dos dados personalizados. As mensagens são enviadas por email ou por notificação push dentro do app, dependendo do caso. Desde a adoção das recomendações personalizadas, a OLX registrou um aumento de 27% no número de usuários diários ativos (DAUs, na sigla em inglês) e de 3% o seu KPI de retenção.

Victor Seca, coordenador de marketing da OLX e responsável pela iniciativa, alerta, todavia, que é preciso tomar cuidado para não abusar da comunicação. “Tem que descobrir qual a frequência ideal para extrair resultado sem incomodar o usuário. É preciso entender o estágio dele na sua plataforma. Se acabou de chegar, melhor não bombardeá-lo dcom mensagens”, recomenda. E lembra que há diferenças entre os canais: “Mensagens mais urgentes funcionam melhor no celular. Aquelas menos urgentes podem ir por email.”

Seca participou do seminário Break N Learn, realizado na última quarta-feira, 21, no escritório da OLX, no Rio de Janeiro.