| Publicada originalmente no Teletime | A Winity e a operadora de satélites Hughes anunciaram oficialmente um piloto de chips pré-pagos para Internet móvel em áreas remotas. Batizado como RuralChip, o projeto usa o 700 MHz da atacadista e tem Ericsson, Nokia e Algar Telecom entre as parceiras.

A prova de conceito da dupla está ocorrendo em duas cidades do Maranhão – Presidente Juscelino e Cururupu. Na primeira, a fornecedora de rede de acesso é a Ericsson, enquanto o segundo site (inaugurado na comunidade da Ilha de Peru) teve tecnologia fornecida pela Nokia. Já a Algar Telecom participou do projeto como fornecedora do core de rede e prestadora de serviços de tarifação, provisionamento, NOC e data center.

Cada site do projeto conta com a solução de backhaul via satélite de alta capacidade da Hughes e com um site LTE e um núcleo de rede da Winity – criando efetivamente uma rede 4G para atender clientes do RuralChip nas localidades, segundo as empresas. Para isso, será utilizado o espectro de 700MHz da Winity no leilão do 5G combinado à “expertise” da Hughes no transporte satelital, desenho do produto e na gestão dos pontos de venda no varejo local.

Como apontado por Teletime na sexta-feira, 19, o lançamento oficial da tecnologia ocorreu na última semana e contou com presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Winity e Hughes

Executivos de Hughes, Ericsson, Winity e ministro das Comunicações, Juscelino Filho

Segundo a Winity, o objetivo da parceria é alavancar o uso eficiente do espectro de 700 MHz adquirido pela empresa do fundo Pátria no leilão de 2021. A ideia é refinar a solução para uma futura implantação em escala em todo o País, segundo o CEO da operadora atacadista, Sergio Bekeierman. “É um grande projeto, fruto das sinergias dos modelos de negócio da Winity e da Hughes”, afirmou.

“A parceria torna possível a inclusão digital de milhares de pessoas e o desenvolvimento econômico dessas regiões, em linha com o plano de negócios da Winity, que é chegar aonde nenhuma outra operadora chegou até hoje”, completou Bekeierman.

Já o presidente da Hughes do Brasil, Rafael Guimarães, recordou o grande déficit de conectividade rural no Brasil. “Por isso, a Internet via satélite contribui muito para a democratização do acesso à conexão e desenvolvimento econômico nessas regiões. Acreditamos que a combinação de nossos recursos de hotspots comunitários alimentados por satélite com o espectro da Winity nos permitirá explorar uma nova maneira de enfrentar esse desafio”, indicou.

Reações

“Para a Ericsson, é uma enorme satisfação termos sido escolhidos pela Winity como um dos parceiros tecnológicos na implementação desse projeto disruptivo que endereça uma necessidade latente de levar conectividade de ponta a todo o Brasil. Poder instalar e ativar o primeiro site de 700 MHz na rede da Winity é sem dúvida um marco muito importante nessa jornada de avanço da conectividade móvel que temos liderado em várias frentes e que queremos cada vez mais fortalecer junto aos novos atores que passarão a integrar esse ecossistema”, afirma Rogerio Loripe, VP de Negócios da Ericsson no Cone Sul da América Latina.

“Com a Winity, estamos mostrando caminhos possíveis e pioneiros que materializam o potencial da digitalização, em busca de um mundo mais produtivo, acessível e sustentável. Para o projeto piloto, preparamos uma solução de rede de acesso otimizada, com maior eficiência energética, capaz de oferecer cobertura ampla em 700 MHz e compatível com o modelo de negócio que a Winity está desenvolvendo”, colocou Sérgio Meireles, diretor de Redes Neutras da Nokia para o Brasil.

“É um orgulho fazer parte desse projeto que tem total sintonia com o nosso direcionamento de levar o direito à conectividade além dos grandes centros urbanos, para as populações de localidades remotas. Essa é uma das maiores urgências que temos hoje para que o Brasil avance na economia digital, reduzindo desigualdades e gerando mais oportunidades para todos”, completou Leovaldo Araujo, diretor da BU InfraCo da Algar Telecom.