A Adyen, fornecedora de soluções de pagamento, divulgou seu Índice Global de Pagamentos Mobile, que mostra que 5,4% dos pagamentos feitos por sua plataforma no Brasil são por dispositivos móveis (2,3% em smartphones e 3,1% em tablets). No mundo, os pagamentos móveis feitos pela empresa cresceram de 8,2% para 13,8% em dez meses.

A Europa lidera as transações mobile, que representam 15,3% do total de transações da região. Isso se deve à maior presença da empresa naquele mercado, onde possui sede em Amsterdã, na Holanda, e à maturidade da região na área de m-payment. “O Brasil ainda não tem maturidade na área de pagamentos móveis, até por conta de como foi o início da entrada de smartphones no País, que se deu depois dos mercados desenvolvidos e também pelo custo alto dos aparelhos. Mas acredito que, dentro de três a cinco anos, o cenário vai mudar bastante no Brasil”, diz Jean Christian Mies, diretor-geral da Adyen na América Latina.

A empresa oferece uma solução de pagamento única, que pode ser utilizada para pagamentos em e-commerce, mobile commerce, em pontos de vendas físicos e em contact centers. A função móvel já está incorporada à solução desde 2006, mas somente agora a demanda por esse serviço está crescendo. As regiões da Ásia e da América do Norte também se destacam nas transações mobile da Adyen, com 12,4% e 11,2%, respectivamente.

O estudo da empresa mostra que os pagamentos móveis realizados em sua plataforma são a maioria em tablets (53%) e revela os setores mais utilizados pelos usuários para esse tipo de transação: viagens (20% das transações mobile), varejo (15%), serviços de ingresso (15%), bens digitais (15%) e games (9%).

A Adyen tem em sua base de clientes linhas aéreas, como TAM e KLM, e empresas de diversos segmentos, como Groupon, Evernote, Mitsubishi, Benetton, Getty Images e Vodafone. A empresa teve um crescimento de 50% em suas operações mundiais no ano passado, e 80% nas da América Latina. “Nossa intenção é dobrar nossas operações na região até o fim do ano”, diz Mies.