O volume de cupons emitidos por dia no aplicativo Cuponeria (Android, iOS) atingiu a marca de 100 mil, o que representa um crescimento de oito vezes em comparação ao que era registrado um ano atrás, quando a média diária girava em torno de 12,5 mil. Com a crise econômica e a recente reformulação do layout do app, a empresa projeta dobrar esse volume até o final do ano, chegando a 200 mil cupons emitidos por dia, afirma Nara Iachan, diretora de marketing do Cuponeria.

"As pessoas estão mais atentas a promoções, porque está mais importante economizar. E as empresas, por sua vez, querem vender e estão anunciando mais ofertas e dando descontos maiores", comenta a executiva. Ela atribui à recessão econômica vivida no País o crescente interesse dos consumidores e das empresas pelo Cuponeria.

O aplicativo oferece cupons com promoções e descontos em varejos diversos, desde supermercados até restaurantes e cadeias de fast food. O usuário só precisa salvar o cupom em seu smartphone e apresentar o código no caixa para ter direito ao desconto oferecido. Grandes redes, como McDonald´s, Grupo Pão de Açúcar, Gendai e Lojas Americanas estão entre os utilizadores da ferramenta para atrair consumidores às suas lojas. A empresa cobra por cupons emitidos (ou seja, salvos pelos consumidores, mas não necessariamente utilizados) e o preço varia de acordo com o volume adquirido pelas empresas. A construção das campanhas é feita on-line.

No momento, o Cuponeria tem cerca de 1 mil ofertas diferentes no ar. Algumas delas chegam a registrar por mês 1 milhão de cupons entregues. "As promoções do McDonald´s costumam ter muito sucesso, especialmente quando envolvem o Big Mac ou a casquinha", relata Iachan.

Atualmente a Cuponeria registra em média 2 milhões de usuários ativos por mês (MAUs, na sigla em inglês). "Nosso principal público é feminino entre 18 e 35 anos. Temos usuários de todas as classes sociais. E tem muita gente de classe alta usando, mais pela experiência", conta a diretora de marketing.

Layout

Recentemente, o app teve sua interface reformulada, após um processo de aceleração no Vale do Silício, em um programa do Google. Até a logomarca foi alterada, trocando o azul pelo vermelho como cor predominante.

"O objetivo foi deixar o app mais prático e fácil de usar. A versão antiga era azul e vimos que essa cor não funciona para oferta ou para desconto no Brasil. Então ficou vermelho, que dá mais a sensação de cupom grátis, de economia", explica a executiva.

Entre as novidades planejadas para o futuro, o Cuponeria terá notificações por geolocalização, ou seja, o consumidor receberá dicas sobre descontos em lojas próximas de onde estiver.