vestíveis

Ilustração: Cecília Marins

A Qualcomm lançou duas plataformas para dispositivos vestíveis nesta terça-feira, 18: Snapdragon W5+ Gen 1 e Snapdragon W5 Gen 1. Além disso, a companhia afirmou que as fabricantes Oppo e Mobvoi devem lançar os primeiros wearables comerciais com esses chips em 2022.

De acordo com a Oppo, o relógio inteligente Oppo Watch 3 será lançado em agosto. E a Mobvoi trará ao mercado o TicWatch até o final do ano. A Qualcomm revelou ainda que há 25 equipamentos em desenvolvimento e testes em diversos segmentos (saúde, idosos, crianças…).

Vale lembrar, os chipsets da série W5 recebem a nomenclatura da companhia que foi apresentada em janeiro deste ano. Antes eram chamados de ‘Snapdragon Wear’. Na época, a então nova série W da Qualcomm recebeu dois designs de referência, um relógio com Wear OS do Google, feito pela Compal, e outro com Android produzido pela Pegatron.

Configuração

Ambos os chipsets chegam ao mercado com 4 nanômetros, CPU ARM Cortex A53 de 1,7 GHz, aptos ao Wear OS, Android e Free RTOS. A diferença entre os dois processadores é que o W5+ é focado no segmento de smartwatches e por isso recebe um coprocessador de 2 nm Cortex M55. Por sua vez, o W5 não tem coprocessador e foca em segmentos específicos como wearables de saúde, empresas, idosos, crianças e o mercado chinês.

Completam a configuração dos chips: Wi-Fi até 5 GHz; conexão LTE; Bluetooth 5.3; GPS; NFC; unidade gráfica Adreno A702; motor de inteligência artificial Hexagon DSP V66K; suporte para câmera dupla de 16 MP; até 2 GB de memória.