Dois ex-estudantes do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) criaram uma nova tecnologia que oferece o dobro de capacidade das baterias de lítio usadas em smartphones e tablets, informou o MIT News.

A bateria, que deve entrar em produção a partir deste ano, foi criada pela empresa SolidEnergy, dos engenheiros Quichao Hu e Bruce Lei. A tecnologia consiste no “anodo livre”, uma técnica que dobra a capacidade da densidade de energia.

A ideia da SolidEnergy é embarcar a bateria em drones a partir de novembro deste ano, para auxiliar provedores de Internet na transmissão via objetos aéreos não tripulados. Em seguida, wearables e smartphones adotarão a novidade em meados de 2017, e carros elétricos em 2018.

Hu explicou à publicação que uma bateria criada por sua empresa poderá dobrar a capacidade de uso em carros elétricos, de 200 para 400 milhas (aproximadamente 644 quilômetros). No site da start-up, é possível ver que uma bateria com metade do tamanho da bateria de um iPhone 6 possui 2.000 mAh ante 1.800 mAh do smartphone da Apple. Veja imagem abaixo: