Durante os Jogos Olímpicos de Paris, a Haivision participou de alguns casos de uso de transmissão com rede privativa 5G Standalone (SA), em 3,7 GHz e 2,5 GHz. Os casos de uso foram compartilhados por executivos da fornecedora de tecnologia para broadcast nesta segunda-feira, 19, no  Set Expo 2024, e envolveram o uso da quinta geração na cerimônia de abertura no Rio Sena, em eventos esportivos no estádio Saint-Denis, nos arredores de Paris, além das competições de vela na costa de Marselha, cidade ao sul da França.

Roman Pullaouec, VP de engenharia da fornecedora de tecnologia para broadcast, explicou que o teste na cerimônia de abertura no Rio Sena colocou smartphones Galaxy S24, da Samsung, nos 85 barcos das delegações, além do hub de transmissão da Haivision, Stream Hub.

Em cada nau, 20 handsets estavam munidos do MoJo Pro (Android, iOS), o aplicativo de jornalismo móvel que permitiu controlar remotamente a transmissão em HDR. Com imagem em alta definição, a taxa média de transmissão foi de 8 Mbps.

5G ao mar

5G

Exemplo de testes na Costa de Marselha (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Em outra transmissão, a Haivision usou uma rede privativa de quinta geração na costa da cidade de Marselha para as disputas de vela. Neste caso, o 5G foi ao mar com um caminhão móvel transmitindo o sinal do solo e três barcos no mar atuando como repetidores de sinal.

Aqui, João Carlos Haider, engenheiro de vendas da empresa, explicou que a ideia era levar para os telespectadores as imagens das disputas na perspectiva dos competidores que estavam com câmeras em seus capacetes, além dos smartphones da Samsung com o Mojo instalados nos barcos para fazer as transmissões remotas.

Além da prova no rio em Paris e do mar em Marselha, as disputas de atletismo no Stade de France, em Saint Denis, também tiveram broadcast com os smartphones e rede privativa.

Também fizeram parte da iniciativa os parceiros Orange, como fornecedora da conectividade; a Cisco, com o workflow de rede; e a Neutral Wireless, empresa do Reino Unido especializada em redes privativas para eventos esportivos.

Imagem principal: Roman Pullaouec, VP de engenharia da Haivision; Alexandre Dal Forno, diretor de IoT e 5G da TIM (de azul); João Carlos Haider, engenheiro de vendas da Haivision (de pé) (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)