O Softbank vai aportar US$ 2 bilhões na Intel por meio de compra de ações comuns. De acordo com documento enviado ao mercado, o investidor concordou em pagar US$ 23 por ação e surge logo após a Intel trocar de CEO e seguir com seu plano de reestruturação.
Para Masayoshi Son, CEO da empresa japonesa, o investimento na norte-americana reflete a crença que possui na manufatura de semicondutores avançada e na cadeia de suprimentos que deve expandir em breve nos Estados Unidos. Por sua vez, Lip-Bu Tan, CEO da Intel, reforçou que tem relacionamento de décadas com Son e que esperar estreitar o relacionamento com o seu investidor.
Vale lembrar, o Softbank tem uma visão de longo prazo de ser o orquestrador da inteligência artificial, ao investir pesado em empresas ligadas a essa tecnologia, tendo ARM, Nvidia e Alibaba em seu portfólio principal de investimentos, o Vision Fund.
Intel nos EUA
Para a Intel, o aporte vem em um momento de estreitar o relacionamento com os Estados Unidos. Recentemente, a companhia afirmou que reduziria o ritmo da instalação da fábrica em Ohio, além de não avançar com projetos na Polônia e Alemanha.
Na sequência, Trump chegou a pedir a cabeça de Tan com o argumento de que o executivo teria investimentos na China. Mas, no último dia 11 de agosto, o presidente norte-americano recuou após um encontro entre os dois na Casa Branca que rendeu elogios de Trump ao executivo.
Imagem principal: Lip-Bu Tan, CEO que assumiu o comando da Intel em 18 de março de 2025 (divulgação)