A Schlumberger Water Services (SWS) utiliza módulos avançados de comunicação máquina a máquina (M2M) da Telit Wireless Solutions a fim de oferecer soluções de monitoramento remoto dos níveis de reservatórios hídricos. Esse tipo de solução ainda não é oferecida pela SWS no Brasil, mas vem sendo utilizada em bacias d’água na Holanda, por exemplo. Segundo a Telit Wireless Solution, a empresa fornece módulos para a ADTS, a Vector e a BBL desenvolverem soluções semelhantes na medição de água distribuída pela Sabesp, na região metropolitana de São Paulo.

O monitoramento remoto é uma estratégia utilizada em países europeus, em que o custo da mão de obra dos medidores é considerado alto. No Brasil, os salários desses trabalhadores são comparativamente mais baixos, mas o diretor da Telit, Ricardo Ruranello,  acredita que a solução pode ser uma estratégia satisfatória na prevenção de vazamentos nos reservatórios. Ruranello explica como funciona a solução em São Paulo: “o módulo (que inclui um medidor e modem) é colocado no ponto em que se deseja medir a vazão de água. A leitura é feita e o modem transmite, via rede celular das grandes operadoras, os dados coletados para o data center da empresa de distribuição”.

Ruranello afirma que o mercado mundial de soluções M2M vem crescendo no mundo, e que o mercado brasileiro segue essa tendência. “Nos últimos quatro anos, o Brasil usou duas vezes mais as soluções M2M. Hoje são mais de 4 milhões de equipamentos M2M conectados no país”, disse. Para o diretor da Telit, o aquecimento da demanda por M2M pode representar boas oportunidades para as operadoras de telefonia móvel. “Atualmente, as quatro grandes operadoras brasileiras faturam cerca de R$ 40 milhões por mês com esse segmento”, ressalta.