reconhecimento facial

Ilustração: Maria Marins

A ConectCar quer desenvolver novos meios de autenticar seus veículos que fazem parte da sua rede, para não depender apenas das tags coladas nos para-brisas. A empresa pretende conduzir ainda este ano dois testes-piloto, um com reconhecimento facial e outro com uma tag virtual dentro do celular, para autenticação por aproximação (NFC), revela Newton Ferrer, diretor comercial e operações da Conectcar, em conversa com Mobile Time.

O teste com reconhecimento facial será feito em um prédio comercial em São Paulo. A ideia é que o motorista possa entrar na garagem e subir até o andar desejado se autenticando com seu rosto, que precisará ser previamente cadastrado.

A tag virtual, por sua vez, será testada em uma concessionária de rodovia no interior de São Paulo. Em vez do adesivo no carro, o motorista precisará ter baixado antes em seu celular, pelo app da ConectCar, um código que permitirá passar pela cancela aproximando seu telefone de um sensor.

“A diversificação é importante para não ficarmos restritos a um único mecanismo de captura de cliente. Quanto mais mecanismos tivermos, melhor”, explica Ferrer.

Autorizador online

Outra novidade recente da ConectCar foi a adoção de um sistema de autorização online, em substituição ao método tradicional em que é verificada uma lista de tags atualizada recorrentemente ao longo do dia. O novo sistema está em funcionamento no acesso à praia de Bombinhas/SC e em todos os estacionamentos sem cancela que aceitam ConectCar. A verificação em tempo real da validade de uma tag reduz o risco de fraude e garante também maior precisão na prestação de contas ao consumidor, registrando o momento exato da passagem do veículo e atualizando imediatamente em seu extrato.

Atualmente cerca de 2 milhões de veículos têm a tag da ConectCar, cujo  sistema é aceito em todas as rodovias federais e estaduais com cobrança de pedágio automático, assim como em 1,3 mil estacionamentos.