A TIM pretende investir mais em banda larga fixa para os próximos meses e deve ampliar sua presença no resto do País. De acordo com o presidente da operadora, Stefano de Angelis, o novo trabalho em ultra banda larga vai unir as redes móvel e fixa.

“Vai ser uma oportunidade muito grande para a TIM, junto com a disponibilização da frequência de 700 MHz. Porque essa frequência vai dar oportunidade de chegar muito rapidamente em quase todo o País”, disse de Angelis nesta quarta-feira, 17. O novo serviço usará a rede LTE da operadora e o backhaul será baseado em fibra ótica.

“Nós temos grandes oportunidade nas pequenas cidades, onde tem valor, dinheiro e espaço para investir em banda larga fixa. Se você tirar São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, o resto do País tem menos de 40% de penetração de banda larga e a maioria tem uma velocidade abaixo de 2 Mbps”, comentou.

“Nós estamos chamando um pouco a atenção da parte da regulamentação que precisa ser atualizada no 4G e 5G, de maneira que o País explore a ultra banda larga residencial com acesso móvel”, disse o executivo. “Vamos precisar de espectro. Hoje nós temos um espectro que não vai dar todas as oportunidades que nós podemos ter na expansão da banda larga móvel para o acesso residencial”.

Além da TIM, Vivo e Claro também utilizam 4G para expansão de sua banda larga fixa. Sky e On Telecom também o fazem, mas com redes no padrão TDD.