Conforme surgem novos aparelhos conectados, os roteadores de redes Wi-Fi residenciais vão ficando mais sobrecarregados. Hoje, nos EUA, em média, há seis aparelhos acessando a Internet em cada ponto de acesso Wi-Fi residencial, informa Patrick Lo, CEO da Netgear, uma das maiores fabricantes de roteadores Wi-Fi. Dentro de dois anos, essa média subirá para 15 aparelhos conectados. E em dez anos chegará a 60, afirmou o executivo, durante palestra no 4G/5G Summit, nesta semana, em Hong Kong.

Atualmente, são laptops, tablets e smartphones a maioria dos devices que se conectam a essas redes. Aos poucos, começam a ser adicionados relógios, TVs e lâmpadas. E em breve virão as geladeiras e outros eletrodomésticos, assim como uma infinidade de wearable devices.

Para dar conta dessa grande quantidade de conexões simultâneas, as redes Wi-Fi precisarão evoluir e combinar diferentes frequências. Uma das expectativas é de que no futuro haverá redes híbridas, usando Wi-Fi e 5G, combinando variadas faixas de espectro, tanto licenciado quanto não-licenciado. Aliás, o 5G servirá para desafogar parte do tráfego nas redes Wi-Fi, se aparelhos tiverem conexão móvel embutida.

Novelas

O consumo intenso de streaming de vídeo tem impulsionado as vendas de roteadores mais potentes ao redor do mundo. Patrick Lo relatou que em Hong Kong, por exemplo, o sucesso das novelas sul-coreanas tem levado muita gente a comprar modelos top de linha de roteadores da Netgear para conseguir assistir a esse conteúdo dentro do banheiro. Nos EUA, por sua vez, cresce a demanda por roteadores de largo alcance para que as pessoas possam ver Netflix sentadas em seus jardins.

*O jornalista viajou a convite da Qualcomm