Uma pesquisa da Deloitte revelou que 44% dos usuários brasileiros utilizam os seus smartphones para transmitir vídeos para suas TVs. O estudo, que ouviu 2 mil brasileiros entre 18 e 55 anos de idade, aponta que o handset já virou uma espécie de controle remoto do consumidor.

“O smartphone passa a ser relevante para consumo de conteúdo. Ele está se tornando um hub de acesso, compartilhamento com outros dispositivos”, frisou Márcia Ogawa, socia-líder da área de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações na Deloitte Brasil. “O smartphone está se tornando um hub para aplicativos de smart home”.

Outros dados de consumo do estudo – entre dispositivos domésticos e smartphones – corroboram para o comentário de Ogawa. A questão de múltipla escolha demonstrou ainda que os usuários utilizam seus celulares para: controlar a TV, 32%; controlar a música no alto-falante, 24%; controlar o sistema de entretenimento do carro, 21%; agendar consulta médica, 20%; monitorar o nível de atividade física, 18%; monitorar ou controlar câmera de segurança doméstica, 11%; e monitorar a ingestão calórica e a alimentação, 10%.

Ainda assim, o índice também é alto entre aqueles que não fazem nenhuma conexão entre seus smartphones e objetos conectados dentro de casa( 32%).

Tipos de dispositivos

Dentre os tipos de dispositivos conectados que os consumidores disseram ter dentro de casa, as SmartTVs lideram com 64% das respostas, um aumento de 12 pontos percentuais em relação à pesquisa do ano anterior. Em seguida, aparecem videogames, com 37%, um incremento de 7 pontos percentuais, e aparelhos de streaming de vídeo, com 27% e um crescimento de 11pp.

Outros aparelhos citados na questão de múltipla escolha foram do segmento de “casa conectada,” tais como: sistema de vigilância (câmera), com 14%, aumento de 3 pontos percentuais; aparelho doméstico inteligente, também com 14% e incremento de 3 pontos percentuais; sistema de iluminação inteligente, com 7%, 2 pontos percentuais acima do resultado de 2017; e termostato inteligente, com 3%, queda de 1pp.

De acordo com Ogawa, o estudo mostra que os dispositivos de entretenimento continuam sendo os mais conectados, ante os dispositivos de casa conectada. Desde 2015, os equipamentos de entretenimento domésticos lideram o índice da pesquisa da Deloitte.

Figuram também entre os dispositivos mais usados: sistema de carro conectado, com 11% e aumento de 2pp; relógios inteligentes, com 9%, aumento de 1 pp; e as pulseiras conectadas, com 7% e queda de 1pp.

Uso recente

Quando questionados sobre quais aparelhos conectados mais utilizaram nas últimas 24 horas, 89% dos entrevistados indicaram a Smart TV. O sistema de vigilância vem na segunda posição, com 66% na pergunta que era de respostas múltiplas e que considerava apenas os usuários que diziam ter esses dispositivos.

Aparelhos de streaming de vídeo (65%), sistema de carro conectado (63%), sistema de iluminação inteligente (62%), eletrodomésticos (62%), conversor digital externo ou gravador digital (60%), plataforma de integração de dispositivos conectados (55%), tomadas inteligentes (55%), aparelho doméstico inteligente (51%), termostato inteligente (50%), videogame (48%) e alto-falante sem fio (46%), aparecem atrás das SmartTVs e sistema de vigilância.

De acordo com Phil Wilson, diretor de estratégias e operações da Deloitte nos Estados Unidos, os números brasileiros são similares ao consumo de dispositivos conectados nos Estados Unidos. No entanto, ele destacou que o alto-falantes inteligentes (smart speakers, em inglês) entre os norte-americanos estão com “um crescimento exponencial”, em posse e uso.

Metodologia

O estudo faz parte de uma pesquisa global que a Deloitte realiza anualmente desde 2014. No mundo, a companhia ouviu 40 mil pessoas, de 18 a 55 anos, em 22 países. Para a análise, o Brasil colaborou com 2 mil entrevistas que foram feitas por meio de questionário eletrônico. A pesquisa aborda ainda dados de consumo de vídeo, smart home, hábitos de smartphone e uso de biometria. Essas informações serão divulgadas em uma série de matérias nos próximos dias.