A Alcatel-Lucent Enterprise anunciou nesta sexta-feira, 19, que adicionou novos recursos de rastreamento de contatos em sua solução conhecida como OmniAccess. O Stellar Asset Tracking é capaz de localizar ativos e rastrear os movimentos de indivíduos em tempo real por meio de um dispositivo móvel ou uma ferramenta de gerenciamento na web.

A ferramenta mostra não apenas o paradeiro dos seus ativos como também executa análises sobre os padrões de uso e locais visitados. “A Asset Tracking trabalha com Bluetooth. Pensando no ambiente hospitalar, por exemplo, colocamos tags, ou seja, crachás em médicos, enfermeiros, objetos. Essa tag envia informações e faz o mapeamento e a apuração de dados na nuvem”, explicou, para Mobile Time, Ronaldo Névola, arquiteto de soluções da Alcatel-Lucent no Brasil.

Segundo o executivo, a empresa fez um estudo em que enfermeiros apontaram que perdiam muito tempo ao procurar equipamentos dentro do hospital. Além do desperdício das horas destes profissionais, havia também perdas e roubos consideráveis. “Muitas cadeiras de rodas eram roubadas. Com o rastreamento, elas podem ser encontradas”, disse Névola. A solução é também indicada para escolas e ambientes de logística.

A ferramenta funciona indoor e permite incluir zonas de alarme. “Por conta da pandemia, elaboramos a possibilidade de mapear áreas em que pessoas infectadas por Covid-19 estão. Se estas pessoas saírem, toca um alarme – e isso é importante para gestão do local”, observou o arquiteto de soluções da Alcatel-Lucent no Brasil.