A rede 5G do Brasil é a quinta mais rápida do mundo, quando analisada a velocidade mediana de download: 443,9 Mbps, de acordo com relatório da Ookla referente ao terceiro trimestre de 2023. Em um ano, o Brasil passou da décima para a quinta posição no ranking. Nesse intervalo, a velocidade mediana de download de suas redes 5G aumentou 40% – era 312 Mbps um ano atrás, segundo a Ookla. Os dados levam em conta todas as grandes operadoras móveis que atuam no Brasil. 

O sucesso do leilão de espectro para 5G, a competição no mercado brasileiro e a adoção do padrão standalone são fatores que contribuem para a alta performance da rede. Importante ressaltar, por outro lado, que a cobertura 5G no Brasil ainda se restringe majoritariamente aos grandes centros urbanos.

Mundo

A rede 5G com maior velocidade mediana de download no mundo atualmente é a dos Emirados Árabes Unidos (592 Mbps), seguida pela da Coreia do Sul (506,7 Mbps) e pela da Malásia (485 Mbps). Um ano atrás a Coreia do Sul liderava e os Emirados Árabes Unidos estavam em segundo lugar. 

O ranking dos 10 países com redes 5G mais rápidas do mundo no segundo trimestre de 2023, de acordo com a Ookla, é o seguinte:

1- Emirados Árabes Unidos

2- Coreia do Sul

3- Malásia

4- Qatar

5- Brasil

6- República Dominicana

7- Kuwait

8- Macau

9- Singapura

10- Índia

Merecem destaque as entradas de Malásia, República Dominicana, Macau e Índia no top 10. Em compensação, saíram do ranking Arábia Saudita, Bulgária, Bahrein e Nova Zelândia.