[Atualizado às 9h30 do dia 21/01/2021] A TruckPad Pay, carteira de pagamentos para atores do setor de transporte rodoviário dentro do TruckPad (Android), deve ganhar opção de oferta de crédito e antecipação de recebíveis para os caminhoneiros. Em conversa recente com o Mobile Time, Carlos Mira, CEO da empresa, explicou que os novos produtos financeiros entrarão na plataforma até a primeira metade de 2021.

Além das novas funcionalidades, o executivo explicou que pretende ampliar o rol de parceiros na plataforma de pagamentos. Desta forma, os motoristas poderão ter descontos em outros produtos.

Lançada em 2020, a wallet do TruckPad atua como alternativa de pagamento. A ideia é que o TruckPad Pay ajude a eliminar o problema da carta-frete, uma moeda ilegal (desde 2010) em formato de ‘vale’ que a transportadora dá para o motorista pagar suas contas na estrada, no lugar do pagamento em dinheiro. Ou seja, o profissional troca por combustíveis e insumos pelo vale, mas fica na informalidade. De acordo com pesquisa feita pelo TruckPad, 60% dos caminhoneiros brasileiros ainda recebem via carta-frete.

Com a wallet, a TruckPad busca regularizar as duas pontas do setor. Para empresas de transporte, a principal vantagem é a emissão do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT), documento obrigatório para liberar o transporte da carga. Para motoristas, eles recebem o dinheiro da transportadora no ato, podem pagar compras com QR Code e acessam descontos na compra de peças, pneus e combustíveis do clube de vantagens.

Futuro

Mira descarta uma entrada no Pix. Explicou a essa publicação que a carteira é uma modalidade de pagamento instantânea. Em outras palavras, o transportador deposita e o dinheiro entra na carteira do entregador na hora. Sobre ofertar investimentos aos profissionais, uma vez que esse é um dos caminhos naturais de uma fintech hoje, o executivo afirmou que está no radar, mas sem nada concreto por enquanto.