Cubo Itaú

As marcas Bike Itaú, ConectCar, iCarros e vec Itaú juntam-se para formar um hub de mobilidade urbana. O Smart Mobility ficará localizado no Cubo Itaú e dará atenção ao ambiente de inovação voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam ser incorporadas à mobilidade das cidades do Brasil e da América Latina. A iniciativa conta com o apoio das empresas TIM e Stellantis.

A expectativa é que, a partir do hub Smart Mobility, surjam novas startups focadas em mobilidade, cidades inteligentes, e aumente a quantidade de fornecedores e parceiros para a área. E, com a unificação do ecossistema, será possível oferecer mais soluções alinhadas ao conceito de MaaS (Mobility as a Service).

As marcas do Itaú aproveitarão para acelerar novidades planejadas para o futuro próximo. No caso da Bike Itaú, por exemplo, está prevista a criação de projetos de integração intermodal em parceria com a Tembici. Quanto ao vec Itaú – iniciativa do banco de veículo elétrico compartilhado –, a ideia é inaugurar uma estação de compartilhamento de veículos elétricos no Cubo Itaú e em outros locais da cidade de São Paulo até o fim de 2022. Já o iCarros – marketplace do banco que oferece soluções para a compra e venda de veículos – está desenvolvendo uma inteligência de recomendação de compra ou uso do carro de acordo com a necessidade do cliente.

Startups que atuam em segmentos como assinatura de veículos, locadoras com frotas conectadas e veículos pesados também terão a oportunidade de se conectar ao Hub Smart Mobility e acelerar a digitalização da operação de transportadoras, locadoras e demais vertentes do mercado.

Vale dizer que, de acordo com o Startup Scanner Mobilidade, levantamento realizado pela Liga Ventures, em parceria com a PWC, há mais de 140 startups de mobilidade no Brasil distribuídas em 38 cidades e 10 categorias de atuação. Mais de 50% das startups estão no estado de São Paulo. Em relação à área em que atuam, 26% estão relacionadas à mobilidade elétrica; 10%, a e-sharing; 10%, a inteligência de dados; 10%, a e-hailing, entre outras.