Aproveitando a aquisição da Flurry no ano passado, a Yahoo apresentou nesta semana um conjunto de soluções voltadas para desenvolvedores móveis envolvendo desde ferramentas de monitoramento e análise de dados até publicidade e marketing móvel para apps.

A "Yahoo Mobile Developer Suite", como foi batizada a oferta, é composta de cinco principais ferramentas. A primeira delas é a própria Flurry e seu serviço de análise e monitoramento de uso de apps. Ela é gratuita e pode ser instalada em aplicativos das plataformas Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry. Uma das novidades a ser lançada em breve será a funcionalidade "explorer", que permitirá ao desenvolvedor formular perguntas sobre o uso de seus apps e receber respostas em questões de segundos, sem a necessidade de escrever uma linha de código de programação.

A segunda e a terceira ferramentas estão relacionadas à publicidade móvel. Uma é a "Yahoo App Publishing", para que desenvolvedores disponibilizem espaço publicitário dentro de seus apps, sendo servidos com anúncios nativos ou em vídeo pelas redes do Yahoo, Flurry e BrightRoll. E a segunda é a "Yahoo App Marketing", que consiste na realização de campanhas de mobile marketing para a promoção dos apps dos desenvolvedores.

A quarta ferramenta é a "Yahoo Search in Apps", que consiste basicamente na inclusão do serviço de buscas do Yahoo dentro de apps. Ele é gratuito e permite que os desenvolvedores sejam remunerados pelas buscas feitas dentro de seus apps. A Yahoo argumenta que para o desenvolvedor é melhor que o usuário faça a busca dentro do app, em vez de sair dele e abrir o browser.

Por fim, a quinta ferramenta se chama Flurry Pulse e consiste em um SDK para envio de dados sobre o uso dos apps do desenvolvedor a parceiros por ele pré-selecionados. Seu uso também é gratuito.