Yahoo

Você já reativou sua conta de e-mail do Yahoo de 20 anos atrás? Por mais cringe que seja (sim, sou cringeworthy também), o Yahoo está voltando e tudo indica que será acelerado por seu novo controlador.

A marca, que foi sinônimo de Internet no começo dos anos 2000, volta à ativa nesta quarta-feira, 1º, ao deixar de ser controlada pela Verizon e sua logomarca Verizon Media deixará de existir. Com isso, seus produtos podem voltar a ganhar destaque no cenário global, uma vez que a compradora Apollo Group garantiu que deve promover uma aceleração na empresa nos próximos meses.

Uma dessas soluções que pode ser acelerada e está bem esquecida no Brasil é o Yahoo Finanças (Android, iOS). Assim como outros apps de acompanhamento do mercado financeiro, o Yahoo Finance permite que o usuário crie sua lista de empresas, moedas e câmbios para acompanhar. As informações vêm praticamente em tempo real e a navegação é fluida e simples, vital para um app de finanças.

Hoje, a primeira dica que dou de cara é: troque a configuração de nacionalidade do app para Estados Unidos. Desse modo, o material virá mais apurado e com mais acurácia, uma vez que o time de conteúdo da Yahoo é um dos melhores daquele país – e mesmo assim, haverá muita publicidade local em banners ou anúncios. Para isso, entre em configurações no canto direito da tela, depois selecione ‘configurações de região’ e por fim escolha “Estados Unidos”.

No Brasil, a companhia deu uma enxugada nos últimos anos, cortou a redação e focou mais em suas plataformas de publicidade. O resultado é que os produtos baseados em conteúdo ficaram ruins, um movimento que vimos em outras plataforma de conteúdo que também reduziram suas equipes jornalísticas nos últimos anos e atualmente publicam materiais prontos, feitos por agências de notícias ou assessorias de imprensa, sem crivo ou padrões editoriais.

Portanto, se o mercado de mídia gosta de dizer que “conteúdo é o rei”, digo que um conteúdo ruim significa uma entrega horrível e um produto péssimo para o consumidor.

O lado ruim é que fica uma mistura entre informações em inglês e menus e botões de  navegação em português. Outro problema é que, em teoria, os usuários poderiam seguir as listas de ações, moedas e índices entre eles. Na prática dá erro e aparece a seguinte mensagem: “Algo deu errado. Tente novamente”. E a busca não é muita clara, você digita ‘Facebook’ aparecem três opções, mas a principal ação é a negociada na Nasdaq, mas ela não fica em destaque.

Ou seja, o novo Yahoo terá muito trabalho à frente para deixar seu app de finanças mais redondo e que proporcione uma melhor experiência ao usuário.

E esse é apenas um dos aplicativos das 18 marcas que a companhia tem atualmente.