DJ Koh, presidente da Samsung, na apresentação dos novos aparelhos

A nova família de aparelhos top de linha da Samsung, a Galaxy S10, foi apresentada nesta quarta-feira, 20. Ela é composta por quatro modelos: S10e, S10, S10+ e S10 5G, com preços que variam de US$ 750 a US$ 1 mil. As grandes novidades são a presença de conectividade 5G, um sensor ultrassônico de digital, memória de até 1 TB e seis câmeras, além de funcionar como um carregador sem fio, para transmitir energia para acessórios, como relógios e fones de ouvido compatíveis com essa tecnologia. As pré-vendas começam nesta quinta-feira, 21, e o produto chegará às lojas de vários mercados a partir de 8 de março.

O tamanho da tela, a quantidade de câmeras, a memória interna e a bateria são algumas das especificações que variam entre os modelos (veja ao fim da matéria uma tabela com as diferenças entre os modelos).

A Samsung conseguiu aprimorar ainda mais a tela dos seus smartphones, com uma tecnologia que a fabricante batizou como “Infinity O-Display” em Amoled. Agora as telas ocupam praticamente todo o corpo dos aparelhos, de cima abaixo, de um lado ao outro, chegando a ocupar 88,3% da frente, no caso do S10, enquanto no S9 era 83%. Além disso, a câmera frontal está inserida na própria tela, que é cortada a laser.

Outra novidade embutida na tela é o sensor ultrassônico para leitura de digital. Basta encostar o dedo na tela para ter a digital lida. Por usar ondas sonoras em vez de luz, ele é capaz de traçar um desenho em 3D da digital, o que reduz bastante o risco de fraude. A tecnologia é desenvolvida pela Qualcomm e foi descrita por Mobile Time em dezembro do ano passado.

As câmeras também chamam a atenção, com uma combinação de grande angular, teleobjetiva e ultra grande angular. Esta última, com abertura d 123 graus, permite tirar fotos panorâmicas sem precisar mover o aparelho, capturando uma largura maior que o habitual. Na gravação de vídeos, há uma ferramenta de estabilização, para evitar que a imagem fique borrada pelo tremer das mãos.

A inteligência artificial também está presente. Ela é utilizada na captura das imagens da câmera, reconhecendo cenas e melhorando as fotos. É adotada para otimizar o consumo de bateria, diminuindo o uso do processador em apps que rodam no background. E também cumpre a função de realizar de maneira inteligente a troca entre redes Wi-Fi e móvel. Aliás, os aparelhos são compatíveis com o padrão Wi-Fi 6.

Por fim, uma funcionalidade inédita no mercado é o fato de funcionar como um recarregador sem fio, nos padrões WPC e PMA. Basta encostar acessórios na parte traseira do smartphone e eles começam a ser carregados.

Análise

Chama a atenção o fato de a versão 5G ter menos memória RAM e menos memória para armazenamento que o S10+ e não ter entrada para cartão microSD, embora seu corpo seja o maior da família (6,7 polegadas). Isso é um indicativo de que esses componentes foram retirados ou diminuídos para dar espaço às antenas 5G em suas variadas frequências.

A versão 5G trabalha com o padrão NSA e nas frequências de ondas milimétricas de 28 GHz e 39 GHz.

S10e

S10

S10+

S10 5G

Tela

5,8″

6,1″

6,4″

6,7″

Câmera traseiras

Duas: grande angular de 12 MP e super grande angular de 16 MP

Três: tele-objetiva de 12 MP; grande angular de 12 MP; e super grande angular de 16 MP

Três: tele-objetiva de 12 MP; grande angular de 12 MP; e super grande angular de 16 MP

Quatro: tele-objetiva de 12 MP; grande angular de 12 MP;super grande angular de 16 MP; e uma para profundidade de campo

Câmeras frontais

Uma de 10 MP

Uma de 10 MP

Duas: 10 MP e outra de 8 MP para profundidade de campo

Duas: 10 MP e outra de 8 MP para profundidade de campo

Chipset

Octacore de 64 bits e 7 nm ou 8 nm, dependendo do mercado

Idem

Idem

Idem

Memória RAM

6 ou 8 GB

8 GB

8 ou 12 GB

8 GB

Armazenamento

128 ou 256 GB + entrada para microSD de até 512 GB

128 ou 512 GB + entrada para microSD de até 512 GB

128, 512 GB ou 1 TB + entrada para microSD de até 512 GB

256 GB, sem entrada para microSD

Bateria

3.100 mAh

3.400 mAh

4.100 mAh

4.500 mAh

Sensor ultrassônico de digital

Não

Sim

Sim

Sim

Galaxy S10 5G