A leitura de digital é hoje uma das tecnologias de autenticação mais populares no mundo, graças à presença de sensores para essa finalidade em smartphones. Contudo, não é difícil fraudá-la, pois deixamos nossas digitais em tudo o que tocamos. Para complicar ainda mais a questão de segurança, recentemente, cientistas norte-americanos conseguiram desenvolver, com machine learning, uma digital que funciona como uma chave-mestra. Por conta da fragilidade de segurança desse método de autenticação, chamou a atenção nesta semana o anúncio da Qualcomm de uma nova tecnologia de leitura de digital, chamada de 3D sônica.

Na tecnologia oferecida pela Qualcomm, a leitura é feita através do som, com a emissão de ondas ultrassônicas. Isso permite gerar uma imagem em três dimensões da digital do usuário, em vez de em duas dimensões como os demais leitores de digital. Desta forma, a precisão é muito maior. A tecnologia permite também a leitura de mais de um dedo simultaneamente, o que aumenta a segurança.

A solução poderá vir embarcada em smartphones que tenham o novo chipset top de linha da Qualcomm, o Snapdragon 855, apresentado esta semana. O leitor ficará debaixo da tela.

Os primeiros aparelhos com o chipset serão lançados no começo de 2019, nos EUA, na China e na Europa. A Samsung e diversos fabricantes chineses já anunciaram a adoção da nova plataforma móvel da Qualcomm.