Nas próximas semanas, a prefeitura do Rio de Janeiro abrirá novo edital de licitação de empresa fornecedora de sistema para envio de SMS, que atenderá ao programa Alerta Rio. A prefeitura cancelou o contrato com a vencedora da última licitação, a Gatt Cell, alegando que a empresa não atendia as necessidades da Defesa Civil da cidade.

O Alerta Rio é uma ação da Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro que envia avisos meteorológicos sobre a condição de chuvas ou possibilidade de deslizamentos de terra nas encostas a 4.800 agentes comunitários de saúde  em 103 comunidades. Segundo o subsecretário de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Motta,  falhas no último edital de licitação viabilizaram a contratação de uma empresa “chipeira” (que utiliza chips de celular para realizar os envios de mensagens) que pratica preços abaixo do mercado. “Apesar do preço mais barato, o serviço realizado pela Gatt Cell não é adequado à estratégia da Defesa Civil, que precisa que as mensagens sejam enviadas imediatamente aos agentes. Várias mensagens (enviadas pela Gatt Cell) só chegavam no dia seguinte. Por isso, fizemos um relatório, com dados que comprovaram a demora no envio das mensagens, e rompemos o contrato”, informa o subsecretário.

Após o rompimento do contrato, foi realizada uma compra emergencial de 88 mil SMS da Zenvia, empresa que atendia a Defesa Civil antes da Gatt Cell. Motta garantiu que o próximo edital de licitação será mais específico e detalhado, a fim de evitar a participação de empresas “chipeiras” que podem prejudicar a eficiência de uma ação de emergência.

Defesa Civil Estadual estuda possibilidade de ampliar envio de SMS em Petrópolis

A Defesa Civil do Governo do Rio de Janeiro avalia a possibilidade de ampliar o número de agentes da Defesa Civil que recebem SMS com alertas sobre chuva e deslizamentos na cidade de Petrópolis, na região serrana do estado. Atualmente, cerca de 300 agentes recebem os alertas no município que foi profundamente abalado pelo forte temporal no último domingo, 17. Apesar dos 28 mortos, a Defesa Civil do estado acredita na eficiência das mensagens de texto para orientar a população em caso de risco.