Grandes players de Internet estão entrando pouco a pouco no mundo de serviços de pagamento digital. Google e Apple já fizeram esse movimento. E agora é a vez de apps de mensagens, como Line, WeChat, SnapChat e, nesta semana, o Messenger, do Facebook. "Cada nova empresa que chega é mais uma aliada para nos ajudar a acelerar a migração do dinheiro em papel para o digital. Quanto mais players nisso, melhor, especialmente quando se trata de algum com penetração altíssima, como o Facebook", comenta o vice-presidente de produtos da Mastercard Brasil, Marcelo Tangioni.

O executivo relata que somente 15% das transações financeiras no mundo são feitas por meio eletrônico. No Brasil, 40% dos brasileiros não têm acesso a serviços financeiros e 55% recebem sua renda mensal em dinheiro vivo. "Há uma oportunidade tremenda para inclusão financeira e social. E tem um efeito positivo para a economia do País, porque o dinheiro em papel é muito caro", destaca o executivo. Ele lembra ainda que nas transferências eletrônicas é mais fácil para o governo controlar a arrecadação de impostos e impedir fraudes.

A Mastercard lançou no Brasil esta semana, em parceria com a TIM e a Caixa Econômica Federal, um serviço de mobile money, o Multibank (veja nas matérias abaixo).