A disputa entre a Vivendi e a família Guillemot pela Ubisoft chegou ao fim com um gosto amargo para Vivendi. O conglomerado de mídia francês concordou em vender sua parte no negócio de vídeo game para a também francesa Ubisoft, o que significa 27,2% das ações da Ubisoft, por 2 bilhões de euros, ou 66 euros por papel.

Após dois anos de disputa, o resultado é visto como um revés para a empresa dirigida pelo presidente Vicente Bollore. O executivo via nos games um importante pilar de crescimento, junto com seus outros negócios: operadora de telefonia, canal de TV, publicidade e música.

Mesmo com a venda de sua parte na Ubisoft, a Vivendi continuará no negócio de jogos eletrônicos, uma vez que manteve a Gameloft, empresa de mobile game que também foi fundada pela família Guillemot, mas que é bem menor que a Ubisoft. Lembrando que a Vivendi investiu 794 milhões de euros ao comprar sua parcela da desenvolvedora de games, três anos atrás.

O revés é ainda maior para a gigante empresa de mídia francesa: os títulos mais populares em mobile e desktop (“Assassin’s Creed”, “Just Dance”, “Watch Dance” e os jogos da franquia Tom Clancy) estão sob licença da Ubisoft.